Na zona do Pinhal, concelho de Oleiros e distrito de Castelo Branco, a pitoresca aldeia do Orvalho, de incontornável beleza onde o verde das vegetações se mistura com os tons terra, não deixa indiferente quem por cá passa.
Inserida no território Geopark Naturtejo, a aldeia do Orvalho contempla vários roteiros que incluem a passagem por geomonumentos classificados pela UNESCO. Pelo meio de incríveis afloramentos rochosos, testemunha-se o correr das águas cristalinas das ribeiras e nascentes da montanha, confundindo-se com os melodiosos cantares dos pássaros, embriagados pela pureza intocável dos locais. Os amantes da natureza e do trekking podem explorar os passadiços do Orvalho, com cerca de 8 km, e encontrar maravilhas únicas, como a deslumbrante cascata Fraga de Água d’Álta com cerca de 25 metros, a maior da Beira Baixa.
Do património cultural, salienta-se a Igreja Matriz com os seus altares revestidos a talha dourada; o Santuário da Nossa Senhora da Confiança; o Miradouro do Mosqueiro, do qual é possível avistar as Serras da Estrela, Gardunha e Lousã e, recentemente construído na Serra do Muradal, a obra de Siza Vieira, o Miradouro do Zebro, “suspenso” na paisagem.
Da gastronomia típica da região, meritória de degustação, destaca-se o maranho e o cabrito estonado.
Por fim, a hospitalidade das gentes de Orvalho que gostam de bem receber, numa tradição onde a adega é parte integrante da casa, que pode ser apreciada ao longo de todo o ano e durante as diversas festas e romarias.